Mais do que um artigo sobre o produto, o destaque da revista 'Guia Expresso' aborda a raça bísaro em si, dos produtos que a alimentam e de sugestões de vinhos para se fazer acompanhar na experiência gastronómica.
Recentemente, o Presunto de Bísaro de Vinhais IGP recebeu destaque por ser uma “carne musculada e com pouca gordura que dá origem a presuntos longos no osso, mas de feição redonda na parte carnal.”
O artigo começa com a referência às "castanhas, nabos, batatas, abóboras, beterrabas, frutos, cereais...", como os principais alimentos que compõem a dieta do Porco Bísaro, que está certificado com formato IGP na região de Trás-Os-Montes, mais concretamente em Bragança, Vila Real e com especial incidência na zona de Vinhais.
"Este porquinho pernalta, de patas traseiras bem alteadas, até nem é de apetites vorazes, mas lá se vai alimentando nas calmas pelos campos transmontanos." Ressalva-se a criação em campo aberto, com a liberdade para o Porco se desenvolver num ecossistema favorável.
Quanto às características, alude-se ao seguinte: "A vistosa forma arredondada do Bísaro remete para uma guitarra, que bem podia ser o alaúde céltico Bouzouki, já que a origem do nosso porcino, denominado de Sus Celticos, é o tronco celta das espécies de porcos existentes.
Falando do Presunto Bísaro em si, trata-se de um produto de fumeiro temperado com colorau e azeite antes absorver fumo de carvalho e castanho durante largos meses. Isto traduz-se numa menor concentração de gordura, estando mais ramificada na carne e "dando origem a um belo marmoreado."
Uma opção saborosa e convidativa.
#bísaro #presuntobísaro #vinhais #gimonde #igp #clipping #expressovinhos #boacamaboamesa