ptendees

Blog

Matança do Porco

1-1_copy_8.jpg

Inserida no ciclo anual de eventos festivos, a Matança do Porco assume- se como um momento de produção e, ao mesmo tempo, celebração.

 

É certo que a carne suína apresenta-se como um dos principais elementos gastronómicos da região brigantina, também graças à raça bísara, tradicional da região e de origem protegida.

Esta celebridade ocorre entre os períodos de novembro a janeiro, dada a maior capacidade de conservação da carne, devido às temperaturas mais baixas.

Na Bísaro, o porco é preparado com uma alimentação bastante controlada e rica em alimentos naturais, como é o caso da castanha. Nos períodos que antecedem a matança, todos os procedimentos são realizados de forma a que o melhor sabor seja salvaguardado, fruto de comportamentos biológicos.

Para efeitos familiares, o dia da matança é combinado com a sua devida antecedência, convidando-se os familiares mais próximos, amigos e vizinhos para a execução do animal. Este processo é retribuído posteriormente, com os vizinhos a convidarem as restantes famílias para as suas matanças.

A Matança na Quinta das Covas

“O matador é experimentado, sabe do ofício, por essa razão explica que tentará dar um golpe preciso no pescoço do animal de maneira a provocar-lhe o menor sofrimento possível. Os homens escolhidos para agarrarem o porco e estendê-lo no banco apropriado, além de forçudos possuem a indispensável habilidade para executarem a tarefa de forma a não se ferirem e não magoarem o sacrificado.”

Saiba mais em: https://www.museudobisaro.org/a-matanca-do-bisaro

BÍSARO | Aldeia de Gimonde

Artigos

logos rodape 1

Todos os Direitos Reservados - Bísaro®


barra2020 preto 2

Este site requer cookies para melhorar a sua experiência de navegação. .