A carne de porco é a opção de muitas famílias, devido essencialmente ao seu sabor, mas também devido à sua relação qualidade/preço.
É sobre esta carne que recai a escolha do consumidor pois é rica em proteínas, vitaminas e pode ser confecionada de diversas formas.
Desvendamos mitos e trazemos verdades sobre esta carne, para que entre em sua casa sem qualquer tipo de dúvida.
Pode transmitir doenças - Mito
Antigamente a criação de suínos era feita sem grandes condições de higiene, logo devido às condições em que os animais viviam, era alto o risco dessas carnes carregarem inúmeras bactérias. Hoje em dia, a alimentação destes animais é rica e equilibrada. São criados em ambientes controlados e respeitam as normas sanitárias mais exigentes, sendo todo o processo acompanhado por profissionais qualificados que garantem a qualidade da carne. Além de tudo isto, a carne é ainda conservada em frigoríficos, com um rigor e higiene elevados.
Tem mais gordura - Mito
Geralmente, a informação que se dissipa é a de que a carne de porco tem mais gordura. Contudo, isto não passa realmente de uma inverdade, pois esta carne não é mais gordurosa do que, por exemplo, a carne bovina. Podemos consumir menos gordura dependendo do corte da carne, tendo como exemplo o lombo do porco, uma carne bastante magra, com baixo teor de gordura.
Possui menos nutrientes e vitaminas - Mito
Ao contrário do que se pensa, é uma carne com muitas vitaminas, proteínas e minerais. Contém vitaminas A e B, selénio, zinco e ferro e ajuda o sistema imunológico, cognitivo e psicomotor.
Deve ser bem passada - Mito
Há a crença de que quando demasiado cozinhada, elimina todas as bactérias, no entanto, anteriormente passa por um rigoroso controlo de qualidade, não havendo essa necessidade. Quando esta é bem passada, perde toda a sua suculência e sabor.