ptendees

barra2020 preto 2

Enchidos de Vinhais

Chouriça Doce de Vinhais IGP

Descrição:
Enchido fumado, obtido a partir carne de porcos de raça Bísara ou com 50% de sangue Bísaro, pão regional, azeite de Trás-os-Montes, sangue de porco, mel e nozes ou amêndoas.
 
Método de produção:
A carne é picada e cozida em água e sal. Uma vez cozinhada, o pão é cortado em fatias finas e amolecido na calda da cozedura das carnes. A esta massa juntam-se os condimentos, as carnes desfiadas, o azeite, o sangue de porco, o mel e as amêndoas e/ou nozes. A seguir acerta-se a condimentação e procede-se ao enchimento da tripa. A fumagem realiza-se em lume brando com lenha de carvalho e/ou castanho, seguindo-se a cura ou estabilização num período superior a 15 dias.
Sugestão de Receita:
 
Folhado de Chouriça Doce de Vinhais (Clique para saber mais)
 
Fontes:
www.tradicional.dgadr.gov.pt
www.receitasemenus.net
 
Previous Next

Azedo de Vinhais IGP

Descrição:

O Azedo de Vinhais IGP é um enchido fumado obtido a partir de carne e gordura de porcos de raça Bísara ou com 50% de sangue Bísaro, pão regional de trigo, azeite de Trás-os-Montes, colorau e alho, cheio em tripa do intestino grosso.

Método de produção:

As carnes de porco são cortadas em pedaços, cozidas em água e sal e desfiadas ainda quentes. O pão é cortado em fatias finas e é amolecido com a calda da cozedura das carnes. A esta massa juntam-se os condimentos, as carnes desfiadas, o azeite, o colorau e o alho. Após acerto da condimentação procede-se ao enchimento e à fumagem em lume brando com lenha de carvalho e/ou castanho, que tradicionalmente dura mais de quatro semanas.

Sugestão de Receita:

Azedo de Vinhais com grelos (Clique para saber mais)

Fontes:

www.tradicional.dgadr.gov.pt/

www.media.rtp.pt/

Previous Next

Butelo de Vinhais IGP

Descrição:

O Butelo de Vinhais IGP é um enchido produzido a partir de carne, gordura, osso e cartilagem provenientes das costelas e coluna vertebral de porcos da raça Bísara ou com 50% de sangue Bísaro. A carne é temperada com alho, colorau, louro, vinho, água e sal. A sua cor varia entre do amarelo, o avermelhado e o castanho-escuro.

 

Método de produção:

As carnes com ossos e as cartilagens são cortadas em pequenos pedaços e colocadas num recipiente onde são temperadas. Esta mistura — conhecida por adoba — repousa durante um a três dias. Após os últimos acertos na condimentação procede-se ao enchimento em tripa grossa, estômago ou bexiga previamente cosidos ou atados com fio de algodão numa das extremidades, sendo a outra atada depois das “carnes” estarem bem compactadas. De seguida realiza-se a fumagem em fogo brando, com lenha de carvalho ou castanho, durante pelo menos 15 dias, à qual se segue um período de cura, em locais frescos.

 

Sugestão de Receita:

Butelo com Casulas (Clique para saber mais)

 

Fontes:

www.tradicional.dgadr.gov.pt/

 

Previous Next

Alheira de Vinhais IGP

Descrição:

A Alheira de Vinhais IGP é um enchido fumado em forma de ferradura obtido a partir de carne de porco de raça Bísara, carne de aves (apenas para a calda), pão regional de trigo e azeite de Trás-os-Montes, condimentados com sal, alho e colorau.

Método de produção:

Após cortadas, as carnes de porco e de aves são cozidas em água e sal. O pão é cortado em fatias finas com a côdea, procedendo-se ao seu amolecimento na calda da cozedura, a quente. A esta massa juntam-se os restantes condimentos (alho, colorau e azeite) e as carnes de porco desfiadas. Após o acerto da condimentação procede-se ao enchimento imediato da tripa e ao seu fecho com nós. As alheiras são então submetidas a uma fumagem em lume brando, com lenha da região (carvalho ou castanheiro), e posteriormente a uma cura ou estabilização durante mais de 8 dias.

Sugestão de Receita:

Alheira Grelhada (Clique para saber mais)

Fontes:

www.tradicional.dgadr.gov.pt/

www.vidaativa.pt/

 

Previous Next

Chouriça de Vinhais IGP

Descrição:

A Chouriça de Carne de Vinhais IGP é uma chouriça com 30 a 35 cm de comprimento, em forma de ferradura, feita a partir de carne e gordura de porcos de raça Bísara ou com 50% de sangue Bísaro, temperadas com sal, vinho, água, alho, colorau doce e/ou picante e louro.

Método de produção:

A carne é cortada em pequenos cubos, temperada e deixada a marinar durante quatro dias. Em seguida, é introduzida em tripa natural e fumada, usando madeira de carvalho e castanheiro, durante pelo menos 35 dias.

Sugestão de Receita:

Cuscos com Chouriça de Vinhais (Clique para saber mais)

Fontes:

www.media.rtp.pt/

www.tradicional.dgadr.gov.pt/

logos rodape 1

Todos os Direitos Reservados - Bísaro®


barra2020 preto 2

Este site requer cookies para melhorar a sua experiência de navegação. .