loja online

ptendees

Blog

O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O maior evento gastronómico do país

O maior evento gastronómico do país decorre de 25 de Outubro a 3 de Novembro na Casa do Campino de Santarém. A cozinha mediterrânica está no centro das atenções. E não faltam as tasquinhas.

revista4

É o 33.º Festival Nacional de Gastronomia e chama a Santarém todas as regiões gastronómicas do país. Este ano, o certame recupera os tradicionais almoços temáticos, ausentes na edição anterior. Na Casa do Campino estão representadas todas as regiões do país e, entre muitos petiscos e animação, há um espaço especial, o das Gastronomias Mediterrânicas.

Com o objectivo de promover a Dieta Mediterrânica - Património Mundial, o festival convida a visitar um espaço onde vão decorrer diversos eventos de cozinha ao vivo, provas e apresentações, tertúlias e aulas práticas (tanto para adultos como para crianças), além de um espaço para degustação de vinhos e produtos da terra. As estrelas do espaço são 14 chefes convidados, incluindo nomes como Vítor Matos (galardoado com uma estrela Michelin, Largo do Paço da Casa da Calçada), Margarida Cabaço (São Rosas), Igor Martinho, José Júlio Vintém (Tomba Lobos) ou André Magalhões (Taberna da Rua das Flores). De acordo com o comunicado da organização, a iniciativa pretende "valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais, o vinho e a cultura mediterrânicas", com foco nos produtos portugueses.

Na zona das Cavalariças I, IV e exterior, estão as “tasquinhas”, ou seja, as representações dos restaurantes. Servem refeições nos horários de funcionamento do festival e participam no concurso de petisco e sopas (o menu inclui "à volta de 50 opções para paladares exigentes").
Quanto aos dias temáticos, a abertura, dia 25, é dedicada ao Alentejo e Ribatejo; o dia 26 pertence à região Centro; o dia 27 ao Algarve; o dia 1 a Lisboa; e o último dia, 2, é do Norte e Porto.
Além da gastronomia, há artesanato e um programa de animação que inclui fado, folclore, música clássica, actuações de dança desportiva e sevilhanas, bem como um dia dedicado à juventude.
O certame, espera a organização, deverá receber mais de 100 mil visitantes.
In FugasNotícias.

O fugasNotícias destaca na sua notícia, duas fotografias do stand da Bísaro - Salsicharia Tradicional em Santarém.

festival2

 

logos rodape 1

Todos os Direitos Reservados - Bísaro®


barra2020 preto 2