Corria o ano de 1935
Corria o ano de 1935 quando, em Gimonde, um Senhor a que, carinhosamente chamavam de “Ti Roberto”, abriu as portas do seu negócio, começando com uma taberna onde se misturavam personalidades de várias classes sociais, para matar a sede e pôr a conversa em dia depois de árduos dias de trabalho; desde logo, esta Taberna começou a ficar famosa pelos seus maravilhosos
petiscos e pelo seu fumeiro tradicional que fazia inveja a muitas casas ricas da aldeia, fumeiro esse que ganhou fama na região, fazendo com que a afluência à taberna, por pessoas de todos recantos da região, aumentasse.
Com o passar dos anos essa afluência crescia e sentiu-se a necessidade de expandir o negócio, sempre seguindo uma máxima “Onde a tradição ainda é o que era…”, em 1997 surge a Bísaro – Salsicharia Tradicional, Lda.
Seguindo uma receita secular continuamos até aos dias de hoje a produção de um fumeiro regional certificado e com qualidade inigualável.
A Bísaro - Salsicharia Tradicional Lda., é uma empresa familiar especializada em fumeiro tradicional, que incorpora na sua atividade mais de 70 anos de experiência e tradição na transformação de produtos
alimentares.
A Bísaro encontra-se inserida no grupo empresarial A. Montesinho, baseado em Gimonde, Bragança, que congrega a empresa A. Montesinho Lda. e Quinta das Covas - Sociedade Agro-Turística Lda, empresas de vocação turística, com atividades no domínio do alojamento, restauração e animação turística.
A Empresa tem a sua unidade industrial na freguesia de Gimonde, concelho e distrito de Bragança, junto ao Parque Natural de Montesinho. Esta unidade industrial, albergando todas as atividades produtivas e operacionais da Empresa, encontra-se dotada de tecnologias modernas e alinhadas com a estratégia de produto desenvolvida pela Bísaro junto dos seus mercados.
A empresa está desde 2005 certificada em Gestão de Qualidade pela norma NP EN ISO 9001:2008, e mais recentemente segundo a norma de Segurança Alimentar NP EN ISO 22000:2005.
PRINCIPAIS PRODUTOS
A produção incide sobre o fumeiro da Terra Fria Transmontana, com especial incidência no Porco de
Raça Bísara. Distinguem-se dois tipos de produtos:
(1) produtos tradicionais com matéria-prima, carne de porco tradicional;
(2) produtos certificados IGP com matéria-prima, carne de porco bísaro transmontano DOP (Denominação de Origem).
Os produtos certificados de acordo com o estabelecido nos regulamentos comunitários e controlados pela ANCSUB (Associação Nacional de Criadores de Suínos de raça Bisara) e tradição e qualidade e produzidos pela empresa são os seguintes:
- Salpicão de vinhais (IGP): enchido de carne de lombo de porco de raça bisara, condimentado com pimento, alho, sal, vinho tinto ou branco da região, cheio em tripa grossa de porco com formato cilíndrico e reto;
- Chouriça de carne de vinhais (IGP): (ou linguiça) enchido de carne e gordura de porco de raça bisara,
condimentado com pimento doce e picante, alho, sal, vinho tinto ou branco da região, cheio em tripa delgada de porco ou de vaca;
- Alheira de Vinhais (IGP): enchido fumado feito com carne de porco da raça bisara e carnes diversas cozidas e devidamente desfiadas, pão regional de trigo e azeite de Trás-os-Montes certificado, condimentado com sal, louro, alho;
- Butelo de vinhais (IGP): enchido fumado obtido a partir de carne porco raça bisara como a costela, suã, rabos e barbadade porco, condimentado com sal, pimenta e alho, cheio em «bucho», bexiga ou tripa de intestino grosso;
- Azedo de vinhais (IGP): enchido fumado obtido a partir de carne de porco raça bísaro amassada com pão de trigo, azeite, pimento, alho e sal, cheio em tripa de intestino grosso;
- Chouriça doce de vinhais (IGP): enchido fumado, constituído por carne magra e gorda de porco raça bísaro, pão regional de trigo, mel, nozes ou amêndoas e azeite de Trás-os-Montes, cheio em tripa delgada de porco ou vaca.
CLIENTES E MERCADO
Atualmente os produtos da Bísaro podem ser encontrados em algumas grandes superfícies, destacando-se o(s) grupo(s) Auchan, Feira Nova, Pingo Doce, Modelo Continente, El Corte Inglês e LIDL. De igual forma se encontram no mercado regional, em restaurantes e em lojas de produtos regionais.
Os consumidores locais e os visitantes diários, bem como os turistas são também apreciadores e consumidores dos produtos da Bísaro.
Ao nível do mercado internacional, os produtos Bísaro estão já representados em mercados distintos como Angola, Bélgica, França, Espanha, Brasil, Canadá, EUA, Inglaterra, Luxemburgo e Macau.
O SUCESSO E OS DESAFIOS PARA O FUTURO
Julgamos que no mundo em que vivemos, cada vez mais globalizado não há segredos. O segredo, do nosso ponto de vista, chama-se estar atento, ter capacidade de antecipação, muita persistência, vontade de trabalhar e acreditar no nosso projeto.
Neste momento a Bísaro está direcionada para o mercado nacional e para o segmento das grandes
superfícies, no entanto a orientação futura da empresa não irá depender apenas destes segmentos.
A diversificação do mercado é uma das linhas estratégicas principal a impulsionar, direcionando-se
para o mercado nacional e internacional.
No mercado nacional a aposta vai incidir nos “restaurantes de luxo”, de renome, conceituados e unidades de turismo (quintas, hotéis) que confecionem as suas ementas com produtos de qualidade e
tipicamente portugueses, com forte componente cultural.
No mercado internacional a Bísaro pretende inverter a situação atual passando a comercializar diretamente para os mercados externos sem a ação de intermediários.
Os produtos comercializados pela empresa são produtos bastante valorizados no exterior e com elevado valor direcionar parte da sua produção para o mercado externo, conquistando quota de mercado no exterior.
A inovação é uma constante. O interesse é acrescentar a gama de produtos disponibilizados pela Bísaro,
Salsicharia Tradicional, aumentar a competitividade a nível nacional e introduzir no mercado externo produtos de elevada qualidade, inovadores e diferenciados.
Neste momento está com um projeto inovador com a intenção de considerar os produtos étnicos do tipo halal e kosher.
Foi efetuado um estudo de pré-viabilidade de mercado cujos resultados revelaram a possibilidade de introdução dos novos produtos propostos e indicaram a sua potencialidade nos mercados nacionais e internacionais.
SER EMPRESÁRIO NO INTERIOR
Nos dias de hoje, com as cada vez mais excelentes vias rodoviárias, não nos podemos sentir marginalizados, os maiores problemas com que nos deparamos na atualidade é a deficiente capacidade de atrair recursos humanos com formação. É necessária uma maior cooperação empresarial. Só
partilhando (conhecimentos, experiências, riscos, recursos humanos) poderemos caminhar no sentido
correcto, e ganhar sinergias. As redes, mesmo que informais vão revelar-se cada vez mais de extrema importância. Quem pensar que sozinho vai a algum lado, o tempo vai demonstrar precisamente o contrário.
http://www.coopetir.biz/media/27137/revistacopetirn2final.pdf