ptendees

Blog

Conheça o processo de produção da Alheira de Vinhais (IGP)

 

6-4.jpg

 

A Alheira de Vinhais

Classificada com o selo de IGP (Indicação Geográfica Protegida), a Alheira de Vinhais é um produto tradicional fumado da região de Trás-Os-Montes, que se caracteriza essencialmente pela forma como é trabalhada e produzida até chegar ao destino final, o paladar do consumidor.

Essencialmente, trata-se de um produto histórico cujas técnicas perduram no tempo e são transmitidas de geração em geração. A carne de porco conquista, com este enchido, um novo significado e atrai novos públicos.

Processo de produção

Inicialmente, as carnes de porco e de aves são tratadas e submetidas a um controlo de qualidade, fazendo-se cumprir os requisitos de higiene e segurança alimentar. Posteriormente, as carnes são cozidas em água e sal. O pão é detalhadamente cortado em fatias finas com a côdea, procedendo-se ao seu amolecimento na calda da cozedura, a quente. 

É nesta fase que são adicionados os restantes condimentos que compõem a massa (alho, colorau e azeite) e as carnes de porco desfiadas. Efetuado o acerto da condimentação, procede-se ao enchimento imediato da tripa e ao seu fecho com nós. As alheiras são então submetidas a uma fumagem em lume brando, com lenha da região (carvalho ou castanheiro), e posteriormente a uma cura ou estabilização durante mais de 8 dias.

Encerrado o processo, efetiva-se o armazenamento e respetiva distribuição das alheiras que transportam consigo uma textura muito característica e irresistível.

Compre já na nossa loja online e descubra o sabor inconfundível deste nosso produto.

Bísaro | Aldeia de Gimonde

 

#bisaro #porcobisaro #gimonde #escolheportugal #trasosmontes #produtoregional

Artigos

logos rodape 1

Todos os Direitos Reservados - Bísaro®


barra2020 preto 2

Este site requer cookies para melhorar a sua experiência de navegação. .