Em 2024, de acordo com as previsões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a carne de porco deve ganhar market share, atingindo 16% da quota de mercado. Extremamente versátil, há sempre um corte ou uma receita que pode agradar aos diferentes paladares.
Esta carne, ao contrário do que muitos pensam, não possui em si um número elevado de calorias e ainda ajuda no funcionamento do corpo. Como qualquer carne, existem partes mais e menos calóricas, daí a importância da escolha de um corte magro e evitar preparos gordurosos como as frituras. Além disso, é uma carne rica em nutrientes que são essenciais para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo, em potássio que regula os níveis de sódio no corpo e em zinco que funciona como uma barreira protetora para o sistema imunológico prevenindo infeções.
A nível externo, esta é uma excelente aliada à saúde capilar e da pele. Rica em vitaminas do complexo B (que auxiliam a conversão de alimentos em energia), melhoram aspetos de aparência física, como a saúde da pele e do cabelo, ajudando consecutivamente na autoestima e saúde mental. Com escolhas conscientes, esta torna-se uma preciosa adição a qualquer dieta e uma poderosa aliada no combate a doenças imunológicas.