A qualidade da carne, para além de depender da espécie e das características do animal, é sobretudo influenciada pela alimentação e pelo meio onde este está inserido.
O Porco Bísaro, valorizado como matéria prima do fumeiro regional certificado, produz uma carne mais saborosa e com características sensoriais apreciadas pelo consumidor devido aos seus cuidados durante o período de vida.
O ambiente e as condições em que o porco Bísaro é criado é indispensável para garantir a excelência dos produtos. O animal é criado ao ar livre e, por isso, é tão forte, beneficia de melhores condições de higiene, de saúde e luz natural. Assim como a sua alimentação à base de produtos naturais, como aveia, beterraba e castanhas, produzidos nos terrenos onde são explorados, influência diretamente na textura da carne que tanto a caracteriza.
De forma a criar uma boa harmonia entre o animal e a natureza, uma boa pastagem é fundamental e funciona como uma fonte de vitaminas essenciais para o organismo e crescimento do porco. O pasto é essencial para o êxito da criação do animal, privilegia o seu bem-estar e é um fator determinante para o resultado da atividade. O bom desempenho do animal contribui para uma produção mais rentável, para o melhoramento do solo, devido ao seu estrume que funciona como fertilizante, e para a redução de custos por não serem necessárias rações.
Produzidos em Trás-os-Montes, os produtos de carne de porco Bísaro, como o salpicão, presunto, alheira ou butelo, têm o seu mérito pelas condições em que vivem os seus porcos, desde o nascimento até à conclusão do produto.